segunda-feira, 9 de abril de 2012

Paga o justo pelo pecador

Um aposentado grego de 77 anos suicidou-se na Praça Syntagma , a Praça da Constituição, em frente ao parlamento, perante o desespero causado pela calamidade em que a Grécia vive. Para todos os cidadãos do mundo, deixou uma pequena carta que aqui transcrevo: 

"O Governo de Tsolakoglou aniquilou qualquer possibilidade de sobrevivência para mim, que tinha como base uma pensão muito digna que paguei, por minha conta, sem qualquer ajuda do Estado, durante 35 anos. E dado que a minha idade avançada não me permite reagir de forma diferente (mas se um compatriota grego pegasse numa Kalashnikov, eu apoiá-lo-ia) não vejo outra solução a não ser acabar com a minha vida deste modo digno, para não ter que terminar rebuscando nos contentores do lixo, para poder sobreviver. Creio que os jovens sem futuro vão um dia ter que pegar em armas e pendurar de cabeça para baixo os traidores deste país na Praça Syntagma , como os italianos fizeram com Mussolini em 1945. "
           
 Dá muito que pensar, não dá?
             Entretanto, o ministro das finanças alemão, Wolfgang Schäuble, veio dizer que as críticas que a imprensa grega tem dirigido à Alemanha são "normais" nos países que viveram acima das suas possibilidades e que, depois, pretendem culpar os outros.
Resta concluir que há algo de profundamente errado entre o discurso deste senhor e o desespero que reina na Grécia. Que terá feito aquele senhor, e os gregos em geral, para merecerem tal destino? Nada! Simplesmente, a economia ultra liberalizada faz com que "o justo pague pelo pecador". A pergunta que fica no ar é - Até quando? 

Sem comentários: